CONCEITO COMPLEXO NUTRACÊUTICO

Informativo Técnico

  O termo Nutracêutico originou-se pela primeira vez em 1989 pelo médico Dr. Stephen De Felice, Fundador e Presidente do Fundation Innovation for Medicine of Cranford, New Jersey, USA. O professor De Felice o descreveu como qualquer substância que pode ser considerada um alimento ou parte de um alimento e que pode fornecer benefícios dicos ou de saúde, incluindo a prevenção e tratamento de doenças (De Felice 1995).

  “Nutracêutico” provém das palavras nutrição e farmacêutico, sendo que a composição destas substâncias são nutrientes e bioativos (óleos essenciais) que em seu conjunto interagem e garantem estes efeitos de benefícios médicos de saúde, prevenção e terapêuticos. O objetivo principal desta nova modalidade nutracêutica surgida recentemente carateriza-se por constituir uma alternativa para a melhora do estado nutricional e de saúde dos indivíduos sádios e não sádios, pois os constituintes principais atuam em nível fisiológico, bioquímico, metabólico e enzimático celular, nos óros e aparelhos ou sistemas.

  Não geram nem acarretam riscos de resíduos químicos ou reações secundárias, intoxicações e muito menos geram processo de quimiorresistência de bactérias, fungos, parasitas, ao contrário ao que acontece com o uso frequente ou desmedido de antibticos, quimioterapêuticos sintéticos e pesticidas. Essas características constituem as bases e fundamento do porque cada dia os nutracêuticos em animais e humanos ganham mais adeptos e mercados. A diferença principal entre Suplemento e Nutracêutico é que o primeiro visa suprir carências nutricionais específicas, enquanto os produtos nutracêuticos podem abranger desde nutrientes e bioativos isolados, suplementos dietéticos herbais e até alimentos processados como cereais, sopas e bebidas.

  Entre as matérias-primas mais utilizadas como nutracêuticos humanos temos a soja considerada, por

ser fonte rica de antioxidantes como fitoesteróis e isoflavonas (daidzeína, genisteína e gliciteína, considerados repositores hormonais, dado que tem semelhança estrutural com estronios humanos), além de ter diversos bioativos com múltiplas atividades biológicas.

COMPLEXO NUTRACÊUTICO

  Define-se por Complexo Nutracêutico: associações de nutrientes e bioativos formulados contra determinadas patologias ou agente etiológico, integrado por rios nutracêuticos que podem proceder de alimentos ou várias partes delas e que atuam em conjunto, sinergicamente, nível celular, com interdependência de subordinão no organismo animal, restituindo a condição de saúde e bem estar ou freando a evolução da doença, patologia e controlando a presença do agente etiológico. O termo Complexo Nutracêutico originou-se pela primeira vez em 2014, na cidade de Alto Feliz-RS (Brasil) pelo médico veterinário Dr. Carlos O. Cordoves PhD, pesquisando formulações farmacotécnicas e assim produzindo e avaliando simultaneamente produtos homeopáticos e nutracêuticos na área animal. Complexo Nutracêutico pode também denominar-se “Composto Nutracêutico“ , Multi Nutracêutico, “Poli Nutracêutico, “Nutracêutico Plus” ou “Nutracêutico Ultra Plus“.

  O Food and Drug Administration (FDA) reconhece também os Nutracêuticos e pode ser considerado “Tratamento biológico não específico” (terapia). Cordoves (2014) ainda define “Complexo Nutracêutico” como uma associação composta por diferentes nutracêuticos com variadas origens, que cada um pode conter parecido ou diferentes nutrientes e bioativos, mas o somatório de todos abarcam a quantidade de ingredientes principais necessários para exercer a função sinérgica esperada (atividades nutritivas, bactericidas, microbiológica virucida, imunomoduladoras, parasitárias, larvicidas, ovicidas, adulticidas, acaricidas, sarnicidas , detoxificantes, antioxidantes).

Por que usar complexos nutrauticos?

a) Constituir nova tendência científica nutricional e terapêutica;

b) Incrementar a produção e melhorar o estado cnico do animal;

c) Fortalecem e aceleram o desenvolvimento do aparato digestório;

d) Incrementam nutrientes importantes para manutenção da saúde;

e) Aportam diferentes bioativos contidos em óleos essenciais que apresentam atividades ovicidas, larvicidas, adulticidas, inseticidas, acaricidas, parasiticidas, ectoparasiticidas, bactericidas, virucidas, imunomodulador e incrementa resistência e imunidade do animal;

f) Contribui para o equibrio da microbiota ruminal e intestinal;

g) Reduz o estresse facilitando o manejo e bem estar animal;

h) Estimula a produção de ácidos orgânicos, aminoácidos, vitaminas e enzimas;

i) Alguns nutracêuticos podem comportar-se como promotores de crescimento (a exemplo dos minerais orgânicos, leveduras hidrolisadas, carboidratos funcionais até adsorventes de amplo espectro).

j) Aumenta espaçamento de cada tratamento carrapaticida ou mosquicida por mais de 42 dias

k) Melhora a qualidade do leite , diminue o números de Células Somáticas ( CCS) e Contagem Total de Bactérias no leite (CTB)

l) Reduz número de tetos com grumos e vacas com mastite subclínica e cnica ( aguda e crônica, consequentemente menor uso de antibióticos e químicos antimastitico

m) Incrementa produção de leite do rebanho e peso corporal dos animais

  O complexo nutracêutico aporta necessários nutrientes e bioativos específicos contra enfermidade, patologia ou etiologia. Sua sinergia medicamentosa, geram efeitos terapêuticos que o animal precisa para melhorar sua saúde e incrementar sua produção sem reduos, tóxicos e tempo de espera.

  Ele, por possuir nutrientes e bioativos que trabalham em sinergia, fornece benefícios de saúde (prevenção/tratamento), pelo que constitui uma ferramenta terapêutica mais avançada enquanto a eficácia e eficiência quando se compara a Suplemento Alimentar, produto Homeopático e Aditivo Alimentar.

Autor: Dr. Carlos Octavio Cordoves Cespedes PhD
Médico Veterinário CRMV- RS 5964, Consultor Técnico
Pesquisador Imunoparasitologista - Porto Alegre - RS, Brasil.